No promontório da Senhora da Rocha, em Porches, no concelho de Lagoa, encontra-se a Capela da Senhora da Rocha. Capela muito antiga, apresenta exteriormente três arcadas, suportadas por colunas de inspiração paleocristã, com capitéis de estilo visigótico (séc. VI/VIII). A singela ermida tem uma estrutura arquitetónica bastante interessante – planta hexagonal rematada por uma cúpula com a forma de pirâmide octogonal. No interior, o altar mor, o retábulo e a valiosa escultura de madeira da Nossa Senhora com o menino (datada do séc. XVI) são testemunho de um rico e vasto património que encanta pela sua simbologia e simplicidade.

Segundo fontes históricas, a Capela de Nossa Senhora da Rocha encontrava-se envolvida por uma antiga fortaleza (séc. XV), que protegia a população e a costa dos regulares ataques dos corsários, a qual terá desaparecido, ou sido parcialmente destruída, aquando do terramoto de 1755.

Em 1963, este monumento, juntamente com o Forte de Nossa Senhora da Rocha, foi classificado como Imóvel de Interesse Público, com a designação conjunta de Forte e Capela de Nossa Senhora da Rocha.

Localização – Porches, Lagoa

GPS – N 37 05.800′ W 008 23.207′

 

Fotos: CM Lagoa