O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) estende-se por 60 km, ao longo da costa sul do Algarve, e situa-se entre a península do Ancão e a Manta Rota, na península de Cacela. Dele fazem parte cinco ilhas: Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas, que acabam por desempenhar um papel fundamental na proteção da terra firme contra os avanços do mar. Toda esta vasta área da Ria Formosa é composta por zonas de praia, dunas e sapais, sendo, por isso mesmo, designada como zona lagunar. O Parque Natural engloba ainda uma zona de campos agrícolas e florestais, que rematam o sistema lagunar. Em 1978 obteve a classificação de reserva natural, passando, em 1987, a parque natural. Assume como função principal a proteção do sistema lagunar, nomeadamente da sua flora e fauna. Para as aves, a Ria Formosa é uma área fundamental para a invernada, nidificação, migração ou habitat permanente. De realçar também a importância desta no ciclo de vida de um enorme número de espécies de peixes, moluscos e crustáceos, acima de tudo, como zona de reprodução e alimentação.

 

Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM)

O Centro de Educação Ambiental de Marim, que aloja a própria sede do Parque Natural da Ria Formosa, faz a interpretação do território do Parque Natural, e assume uma clara vocação para a educação ambiental. Situado numa antiga quinta, com aproximadamente 60 hectares, dispõe de múltiplas valências, nas quais se incluem um centro interpretativo, auditório e salas para as diversas atividades relacionadas com a educação ambiental. Contempla ainda um trilho, de forma circular, ao longo do qual, cerca de 3 quilómetros, se fica a conhecer os vários tipos de topografia, onde se incluem as dunas e o sapal, e a biodiversidade da paisagem circundante, que inclui viveiros de bivalves e observatórios de aves. Contempla ainda o moinho de maré, os tanques de salga romanos ou o centro de recuperação de animais selvagens. Os vários habitats, parte significativa da flora e fauna do parque, bem como o impacto da ação humana na paisagem local são outros conhecimentos que o visitante trará na bagagem, quando der por terminado todo o percurso proposto.

 

Morada – Centro de Educação Ambiental de Marim – Quelfes 8700 – Olhão

GPS – 37º 1’58,63 N   7º 49’18,42 W

Tel. – +351 289 700 210

E-mail – pnrf@icnf.pt

 

Horário – Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (Verão). Encerra dias 1 de janeiro, 1 de maio, 24 e 25 de dezembro


Fotos: CM Faro